PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR

Potencializando a prática pedagógica das professoras e professores que atuam em redes escolares, particulares e públicas, de ensino no âmbito da educação básica. 

Aprenda e aplique na prática com importantes referências da Educação Física Escolar brasileira

Mauro Betti
Valdilene Nogueira
Isabel Porto
Fábio Brotto
Rodrigo Mallet
Lino Castellani
João B. Freire
Alan Queiroz
Eduardo Pereira
Marília Camargo
Laercio P. Franco
Rafael Moreno
Fernando González
Carla Ulasowicz
Luiz Gustavo
Eliana de Toledo
Gabriella Figueiredo

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR

Potencializando a prática pedagógica das professoras e professors que atuam com a docências em escolas particulares e públicas, no âmbito da educação básica.​

com importantes referências da Educação Física Escolar brasileira

SAIBA MAIS

Nosso Programa de Formação em Educação Física Escolar é desenvolvido para grupos e instituições de ensino público e privadas com base nos interesses e necessidades de cada instituição.  

Primamos sempre pela excelência do processo formativo, reunindo as maiores referências sobre os temas de maior relevância da educação física escolar brasileira.

Entre em contato

contato@encontroeduca.com.br

DESCRITIVO DO PROJETO

Esse programa tem como objetivo potencializar a prática pedagógica das professoras e professores que atuam com a docência em Educação Física em escolas públicas e municipais, no âmbito da Educação Básica.

Desenvolvimento de nossas ações formativas se dá por meio de experiências teórico-práticas, em modelo presencial, online ou híbrido, sempre de modo a conectar teoria e prática e, sobretudo, proporcionar ao professor atribuir sentido e significado à sua prática pedagógica.

A grande inovação do curso ofertado por nós é colocar os professores em processo formativo conectados às grandes referências da sua área de atuação, autoras e autores das obras que constituíram grande parte da sua trajetória acadêmica, atualizando-os no debate teórico contemporâneo, mas, principalmente, fazendo-os refletir sobre a própria prática, ressignificando sua atuação docente, trazendo impactos positivos nas aulas com seus alunos a partir da qualificação da sua intervenção pedagógica.

Espera-se, ao colocar os professores  em “diálogo” com as principais produções teóricas da área, a qualificação da sua prática pedagógica.

Cada encontro tem duração aproximada de 2 a 3 horas, mas esse tempo pedagógico é acordado com o cliente a partir das suas necessidades e condições, período no qual buscar-se-á, além da experimentação prática de diversas atividades, jogos e brincadeiras, a constante reflexão sobre essas práticas.

Nosso intuito não é apresentar-lhes “receitas de bolo”, mas solidificarmos arcabouço teórico consistente com sua prática pedagógica, dotando-lhes de capacidade crítica e autonomia para qualificarem positivamente sua intervenção.

TEMÁTICAS

CORPO DOCENTE

Prof. Dr. Rafael Moreno Castellani

Coordenador Pedagógico

• Graduado e mestre em Educação física (Unesp e Unicamp, respectivamente) e doutor em psicologia social, pela USP. • Professor efetivo da rede pública estadual de ensino de São Paulo por 14 anos (2006 à 2019) • Coordenador do Instituto Esporte Educação • Professor da CBFacademy e líder do grupo técnico pedagógico da Universidade do Futebol

• CASTELLANI, R. M.; Castellani Filho. Os Jogos de Minha Escola. 1. ed. Campinas: Autores
Associados, 2009. v. 2000. 80p.
• Cunha, S. A.; Moura, F. A; Santiago, Paulo R. Pereira; CASTELLANI, R. M. ; Barbieri, F. A. .
Futebol: Aspectos multidisciplinares para o ensino e treinamento. 1. ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan LTDA, 2010. v. 1.000. 168p.
• CASTELLANI, R. M.. O Esporte como direito social nos marcos do neoliberalismo. In: Edson
Marcelo Húngaro. (Org.). Esporte, Educação, Corpo e Saúde. 1ed.Santo André: Alpharrabio,
2008, v. 1, p. 103-120.
• CASTELLANI, R. M.. A nova proposta curricular do Estado de São Paulo: Limites e virtudes.
Conexões (Campinas. Online), v. 11, p. 235-251, 2013.

Prof. Dr. Lino Castellani Filho

Professor Livre-Docente (aposentado) da Faculdade de Educação Física na Unicamp

• Professor Livre-Docente (aposentado) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (1986/2011) • Secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (Ministério do Esporte, 2003/ 2006) • Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE (1999/2001 e 2001/2002) • Autor de vários livros, dentre eles, “Educação Física no Brasil: A História que não se conta” e “Coletivo de Autores – Metodologia do Ensino de Educação Física”

CASTELLANI Filho, Lino.; SOARES, C. L. ; TAFFAREL, C. N. Z. ; VARJAL, E. ; ESCOBAR, M. ; BRACHT, V. . Metodologia do Ensino de Educação Física – 2a Edição Revista – 4a Reimpressão da 2a Edição revista (2009). 2a. ed. São Paulo – SP: Editora Cortez, 2015. v. 01. 200p.
CASTELLANI Filho, Lino. ‘Educação Física no Brasil: A História que não se conta’. 26. ed. Campinas – SP: Papirus, 2018. 175p.
CASTELLANI Filho, Lino. Às voltas com o futuro: Minhas incursões na Educação Física Escolar. In: Maria do Carmo Morales Pinheiro. (Org.). Educação Física no corpo da escola: desafios em movimento. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. , p. 21-53.
CASTELLANI Filho, Lino. A Formação Sitiada: Diretrizes Curriculares de Educação Física em Disputa – Jogo jogado? PENSAR A PRÁTICA, v. 19, p. 758-773, 2016

Prof. Dr. Mauro Betti

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Compôs o grupo responsável pela proposição do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo (2008/2013) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS, 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, em 1998). Assessor na equipe responsável pela elaboração do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do PNUD/ONU Autor de “Educação Física e Sociedade”, “A Janela de Vidro: esporte, televisão e educação física”, dentre outros.

BETTI, M.. Educação Física Escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. v. 1.340p .
BETTI, M; GOMES-DA-SILVA, P. N. . Corporeidade, Jogo, Linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2019. v. 1. 237p .
BETTI, M.. As três semióticas e a Educação Física como linguagem. Revista Conexões, v. 19, p.1-21, 2021.
• VENANCIO, L. ; BETTI, M. ; FREIRE, E. dos S. ; SANCHES NETO, L. . Modos de abordar a aprendizagem na Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Fí-sica Escolar, v. 2, p.33-53, 2016.

Prof. Dr. João Batista Freire

Professor Livre-Docente (aposentado) em Pedagogia do Movimento pela Faculdade de Educação Física da Unicamp (1991)

• Doutor em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo (USP – 1991). • Consultor pedagógico da Universidade do Futebol e do Instituto Esporte Educação • Autor de vários livros, dentre eles, “Educação Física de corpo inteiro” e “Pedagogia do futebol”;

FREIRE, J. B; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2003. v. 01. 183p.
• FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. 1. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2003. v. 01. 98p.
FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002. 125p.
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro. SAO PAULO: SCIPIONE, 1989. v. 01. 156p .

Profa. Dra. Valdilene Nogueira

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas

Professora e Coordenadora Pedagógica efetiva da Rede Municipal de Educação de São Paulo Professora Coordenadora do curso de pós-graduação em Educação Física e Sociedade da Faculdade Phorte Autora de várias obras, dentre elas, “Educação Física Escolar no Ensino Médio: A Prática Pedagógica em evidência”

NOGUEIRA, Valdilene. A.; FARIAS, U. S. (Org.) ; MALDONADO, D. T. (Org.) . Práticas Pedagógicas Inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 32. 248p .
• NOGUEIRA, Valdilene. A.; MALDONADO, D. T. (Org.) ; FARIAS, U. S. (Org.) . Educação Física Escolar no Ensino Médio: A Prática Pedagógica em Evidência II. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 37. 236p.6.
• MALDONADO, D. T. (Org.) ; NOGUEIRA, V. A. (Org.) ; FARIAS, U. S. (Org.) . Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Escolar brasileira. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 314p .
NOGUEIRA, Valdilene, Aline; GOMES, V. F. ; FIORE, C. ; NOGUEIRA, V. A. ; FARIAS, U. S. ; MALDONADO, D. T. . A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DAS LINGUAGENS: lazer e cultura como temas geradores na escola pública. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, v. III, p. 119-130, 2020.

Prof. Dr. Fernando González

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS

• Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e do programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) • Membro da Comissão de Especialistas para a Elaboração da Proposta da BNCC e foi o diretor acadêmico do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional sobre Atividades Físico-Esportivas do Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento (2017). • Autor de várias obras, dentre elas, o “Dicionário Crítico de Educação Física” e “Bases Sociais das Disposições Para o Envolvimento em Práticas de Movimento Corporal no Tempo Livre”.

 GONZÁLEZ, Fernando. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.) . Dicionário Crítico de Educação Física. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2005. v. 1. 421p .
GONZÁLEZ, Fernando. J.; DARIDO, S. C. (Org.) ; OLIVEIRA, A. A. B. (Org.) . Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. 2. ed. Maringá: Eduem – Editora da UEM, 2017. v. 1. 530p .
• GONZÁLEZ, Fernando. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, p. 9-24, 2009.
GONZÁLEZ, Fernando. J; BORGES, ROBSON MACHADO. Conhecimentos acadêmicos, saberes e afazeres pedagógicos do professor de Educação Física: mapeando vínculos. Motrivivência (UFS), v. 27, p. 36, 2015.

Profa. Dra. Isabel Porto Filgueiras

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

• Docente do curso de pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. • Coordenadora do grupo Focus: Formação docente em Educação Física escolar. • É pesquisadora do grupo Contextos Integrados na Educação Infantil na Faculdade de Educação da USP.

• FREIRE, E. S. (Org.) ; MALDONADO, D. T. (Org.) ; RODRIGUES, G. M. (Org.) ; FILGUEIRAS,
Isabel. P. (Org.) . Saberes de professores e professoras de Educação Física: docência, pesquisa
e currículo em ação. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. v. 1. 198p .
FILGUEIRAS, Isabel. P.. Psicomotricidade. 1. ed. Curitiba: IESDE BRASIL S. A., 2010. v. 1. 208p .
FILGUEIRAS, Isabel. P.; SOUZA, M. D. ; SANTOS, A. R. . INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA
E EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO PAULO, BUENOS AIRES E MEDELLÍN. In: Isabel Porto Filgueiras;
Daniel Teixeira Maldonado. (Org.). Currículo e Prática Pedagógica de Educação Física Escolar na
América Latina. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. 43, p. 89-98.
• MORAIS, M. P. ; RODRIGUES, G. M. ; FILGUEIRAS, Isabel. P. . Necessidades formativas para a
ação docente inclusiva de professores de educação física escolar. Pensar a prática (online), v.
22, p. 1-12, 2019.

Prof. Dr. Luiz Gustavo Rufino

Doutor (2018) em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro.

• Atualmente faz parte do quadro de docente permanente no PROEF • Vencedor do Prêmio Educador Nota 10 (2019) • Compôs o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP

RUFINO, Luiz. Gustavo. B.; DARIDO, S. C. . O Ensino das Lutas na Escola: Possibilidades para a
Educação Física. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2015. v. 1. 208p.
RUFINO, Luiz Gustavo B. A pedagogia das lutas: caminhos e possibilidades. 1. ed. Jundiaí:
Paco Editorial, 2012. v. 1. 164p.
RUFINO, Luiz Gustavo. B.; BENITES, L. C. ; SOUZA NETO, S. . Análise das práticas e o processo
de formação de professores de Educação Física: implicações para a fundamentação da
epistemologia da prática profissional. In: Samuel de Souza Neto; Marina Cyrino. (Org.).
Profissionalização do ensino e do exercício profissional nas áreas da educação e saúde: a
análise de práticas como proposta. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2022, v. 1, p. 19-34.
RUFINO, Luiz Gustavo B. Lutas – 2a edição. In: Fernando Jaime González; Suraya Cristina
Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira,. (Org.). Práticas Corporais e a Organização do
Conhecimento Livro 4: Lutas, Capoeira e Práticas Corporais de Aventura – 2a edição.
2ed.Maringá: Eduem, 2017, v. 4, p. 29-89.

Prof. Dr. Alan Queiroz Costa

Doutor em Ciências da Comunicação (PPGCOM) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP-SP)

• Professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE) •Professor permanente do PROEF. •Pesquisador Associado do GEPECOM (EEFE/USP) e do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) do DEF/UFRN. • Atualmente faz parte do quadro de docente permanente no PROEF • Vencedor do Prêmio Educador Nota 10 (2019) • Compôs o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP

COSTA, Alan. Q.; VETRITTI, F. G. C. M. ; VERGILI, R. . Internet das Coisas, Big Data e Literacias
de Mídia e Informação: a importância das Competências Digitais para a formação em
Comunicação. COMMUNICARE (SÃO PAULO), v. 17, p. 38-51, 2017.
COSTA, Alan. Q.; BETTI, M. Mídias e Jogos: do virtual para uma experiência corporal
educativa. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 27, p. 165-178, 2006.
COSTA, Alan Q. Comunicação e jogos digitais em ambientes educacionais: literacias de mídia
e informaçãodos professores de educação física da cidade de São Paulo. In: Ismar de Oliveira
Soares; Claudemir Edson Viana. (Org.). Educomunicação: caminhos entre a pesquisa e a
formação, no II Congresso Internacional de Comunicação e Educação. 1ed.São Paulo:
ABPEducom, 2021, v. 1, p. 162-177.
COSTA, Alan. Q.; Moura Jr., Archimedes . Jogos digitais na educação física: criação de jogos
com base na experiência virtual. In: Luciano Meira , Paulo Blikstein. (Org.). Ludicidade, jogos
digitais e gamificação na aprendizagem: estratégias para transformar as escolas no Brasil..
1ed.Porto Alegre: Penso, 2019, v. , p. 148-154.

Profa. Dra. Carla Ulasowicz

Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP)

• É professora visitante da Universidade Federal do Ceará (UFC) • Foi professora de Educação Física do Ensino Fundamental I e Educação Infantil, de 1998 a 2017

CULASOWICZ, Carla; LOMONACO, José Fernando Bitencourt . Educação Física Escolar e Motivação: a influência de um programa de ensino sobre a prática de atividades físicas. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2011. v. 1. 160p .
ULASOWICZ, Carla; PEIXOTO, João Raimundo Pereira. CONHECIMENTO CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS NA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA PELO ALUNO. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 3, n.3, p. 63-76, 2004.
ULASOWICZ, Carla. O ensino de conteúdos atitudinais na educação física escolar: uma experiência por meio de projetos temáticos. In: OKIMURA-KERR, T; ULASOWICZ, C.; VENANCIO, L.; SANCHES NETO, L.. (Org.). EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 26, p. 205-218.

Prof. Ms. Fábio Brotto

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

• Cofundador do Projeto Cooperação – Comunidade de Serviços. • Docente de curso de especialização da UNIP – Universidade Paulista e da UNIPAZ – Universidade Holística Internacional de Brasília. • Pioneiro em Jogos Cooperativos e na Pedagogia da Cooperação, no Brasil, e autor das mais importantes referências sobre os Jogos Cooperativos.

- BROTTO, Fábio O. Pedagogia da Cooperação: por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer. 1. ed. Rio de Janeiro: Bambual Editora, 2020. v. 1. 318p.

- BROTTO, Fábio O. Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência. 3ª. ed. Santos-SP: Editora Projeto Cooperação, 2001. v. 01. 180p.

- BROTTO, Fábio O. Jogos Cooperativos: Se o importante é competir, o fundamental é cooperar.. 8ª. ed. Santos-SP: Editora Projeto Cooperação, 1997. v. 01. 174p.

Prof. Dr. Eduardo Pereira Batista

Doutor e mestre em Filosofia da Educação FE-USP; licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

• Professor temporário na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo professor colaborador na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas; • Professor do município de Vinhedo/SP, na educação infantil, desde 2007.

• BATISTA, EDUARDO PEREIRA. O que estamos fazendo da infância? Considerações sobre o nascimento e a natalidade a partir de Hannah Arendt. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 23, p. 1116-1131, 2021.

• CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira ; BATISTA, EDUARDO PEREIRA ; SILVA, Peterson Rigato da . A potência das infâncias: desestabilizar e re-existir nas diferenças. 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2023.

Profa. Dra. Eliana de Toledo

Mestre em Educação Física (FEF/Unicamp), Doutora em história (PUC/SP) e pós doutora em Sociologia pela FFLCH-USP

• É professora do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP); • Coordenadora do LAPEGI – Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica (FCA-UNICAMP); membro fundadora e ainda pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ginástica da FEF/UNICAMP

• TOLEDO, E. de. Estudos e experiências sobre a ginástica para todos e Paulo Freire. CORPOCONSCIÊNCIA (SÃO PAULO), v. 24, p. 47-63, 2020.

• OLIVEIRA, M. F. ; TOLEDO, Eliana de . Ginástica para Todos - possibilidades de formação e intervenção. 1. ed. Anápolis: Editora da Universidade Estadual de Goiás, 2016. v. 1. 288p .

• TOLEDO, E.; SILVA, P. C. C. (Org.) Democratizando o ensino da Ginástica: estudos e exemplos de sua implantação em diferentes contextos sociais. 1. ed. Várzea Paulista: Editora Fontoura, 2013. v. 1. 222p.

Prof. Dr. Rodrigo Mallet Duprat

Pós-Doutor (2019-2020) pela Faculdade de Educação Física da Unicamp; Doutor e mestre em Educação Física (Unicamp) e graduando em Artes Cênicas;

• Cofundador e artista da Cia Los Circo Los (2004-2019) • Fundador da cia. Bravata de Circo e Teatro. • Membro do CIRCUS Grupo de Pesquisa em Circo

• DUPRAT, Rodrigo. M.; BORTOLETO, M. A. C.. Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, p. 171-189, 2007.

• DUPRAT, Rodrigo. M.; Pérez Gallardo, J. S. Artes Circenses no âmbito escolar. 1a. ed. Ijuí: Unijuí, 2010. v. 1. 184p

Profa. Ms. Marília Camargo Araújo

Mestre em Educação Física; licenciada e bacharel em Educação Física pela Unimep. Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho

• Professora/orientadora pedagógica da rede municipal de Santa Bárbara D´Oeste e professora de Educação Física (PEBII) na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. • Professora no curso de pós-graduação da FMU.

• ARAÚJO, Marília Camargo; PRODÓCIMO, ELAINE. Práticas pedagógicas do hip-hop nas aulas de Educação Física. Revista Movimento, v. 28, p. e28075, 2022.

• ARAÚJO, Marília Camargo. Dança e ludicidade como linguagem expressiva na escola. In: Liana Cristina Pinto Tubelo. (Org.). Brincar para todos: inclusão em múltiplas linguagens. 1ªed.São Paulo: Supimpa, 2019, v. , p. 57-69.

Profa. Dra. Gabriella Figueiredo

Mestre em Ciências da Motricidade na Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Rio Claro) e doutora no Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto)

• É professora substituta do Curso de Educação Física na Unesp (Rio Claro); • É pesquisadora no Laboratório da Ação e Percepção (LAP) e do Laboratório de Estudos do Movimento (LEM) do Departamento de Educação Física da UNESP – Rio Claro.

• FIGUEIREDO, G. A.; BARELA, A. M. F. ; BARELA, JOSÉ ANGELO ?Joy of Moving? uma metodologia de jogos com o corpo e suas experiências inclusivas no Brasil. Adapta (Rio Claro), v. 13, p. 36-45, 2021.

• FIGUEIREDO, G. A.; FREITAS, P. S. DEFICIÊNCIA E TRABALHO. In: VALÉRIA MANNA OLIVEIRA; CLÁUDIA DECHICHI. (Org.). EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO FISÍCA: PRÁTICAS E SABERES. 01ed.UBERLÂNDIA: Com-poser, 2009, v. 01, p. 117-127.

Prof. Dr. Laercio Pereira Franco

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias- Área de Tecnologias das Dinâmicas Corporais - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Rio Claro).

• Professor de Educação Física (aposentado) da Prefeitura Municipal de Campinas. • Autor de vários artigos e livros sobre atividades de aventura, dentre eles “Práticas Corporais de aventura”.

• FRANCO, Laércio Claro Pereira; CAVASINI, Rodrigo, DARIDO, Suraya Cristina. Práticas Corporais de Aventura- Lutas, Capoeira e Práticas corporais de Aventura. Eduem. Maringa, 2017.

• FRANCO, Laércio Claro Pereira. C. P.; DARIDO, S. C. ; TAHARA, A. K. . Práticas corporais de aventura nas propostas curriculares estaduais de educação física: relações com a base nacional comum curricular. Corpoconsciência (são paulo), v. 22, p. 66-76, 2018.




Prof. Dr. Lino Castellani Filho apresentando o módulo
“O ensino da Educação Física na perspectiva da concepção
 Crítico-Superadora” na Prefeitura de Jundiaí.

Essa formação contou com a presença de dezenas de professores dentro do programa Escola Inovadora da Prefeitura.

Acesse aqui e saiba mais como foi

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