Potencializando a prática pedagógica das professoras e professors que atuam com a docências em escolas particulares e públicas, no âmbito da educação básica.
com importantes referências da Educação Física Escolar brasileira
Potencializando a prática pedagógica das professoras e professors que atuam com a docências em escolas particulares e públicas, no âmbito da educação básica.
com importantes referências da Educação Física Escolar brasileira
Nosso Programa de Formação em Educação Física Escolar é desenvolvido com base nos interesses e necessidades de cada instituição.
Primamos sempre pela excelência do processo formativo, reunindo as maiores referências sobre os temas de maior relevância da educação física escolar brasileira.
contato@encontroeduca.com.br
Esse programa tem como objetivo potencializar a prática pedagógica das professoras e professores que atuam com a docência em Educação Física em escolas públicas e municipais, no âmbito da Educação Básica.
Desenvolvimento de nossas ações formativas se dá por meio de experiências teórico-práticas, em modelo presencial, online ou híbrido, sempre de modo a conectar teoria e prática e, sobretudo, proporcionar ao professor atribuir sentido e significado à sua prática pedagógica.
A grande inovação do curso ofertado por nós é colocar os professores em processo formativo conectados às grandes referências da sua área de atuação, autoras e autores das obras que constituíram grande parte da sua trajetória acadêmica, atualizando-os no debate teórico contemporâneo, mas, principalmente, fazendo-os refletir sobre a própria prática, ressignificando sua atuação docente, trazendo impactos positivos nas aulas com seus alunos a partir da qualificação da sua intervenção pedagógica.
Espera-se, ao colocar os professores em “diálogo” com as principais produções teóricas da área, a qualificação da sua prática pedagógica.
Cada encontro tem duração aproximada de 2 a 3 horas, mas esse tempo pedagógico é acordado com o cliente a partir das suas necessidades e condições, período no qual buscar-se-á, além da experimentação prática de diversas atividades, jogos e brincadeiras, a constante reflexão sobre essas práticas.
Nosso intuito não é apresentar-lhes “receitas de bolo”, mas solidificarmos arcabouço teórico consistente com sua prática pedagógica, dotando-lhes de capacidade crítica e autonomia para qualificarem positivamente sua intervenção.
• CASTELLANI, R. M.; Castellani Filho. Os Jogos de Minha Escola. 1. ed. Campinas: Autores
Associados, 2009. v. 2000. 80p.
• Cunha, S. A.; Moura, F. A; Santiago, Paulo R. Pereira; CASTELLANI, R. M. ; Barbieri, F. A. .
Futebol: Aspectos multidisciplinares para o ensino e treinamento. 1. ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan LTDA, 2010. v. 1.000. 168p.
• CASTELLANI, R. M.. O Esporte como direito social nos marcos do neoliberalismo. In: Edson
Marcelo Húngaro. (Org.). Esporte, Educação, Corpo e Saúde. 1ed.Santo André: Alpharrabio,
2008, v. 1, p. 103-120.
• CASTELLANI, R. M.. A nova proposta curricular do Estado de São Paulo: Limites e virtudes.
Conexões (Campinas. Online), v. 11, p. 235-251, 2013.
• CASTELLANI Filho, Lino.; SOARES, C. L. ; TAFFAREL, C. N. Z. ; VARJAL, E. ; ESCOBAR, M. ; BRACHT, V. . Metodologia do Ensino de Educação Física – 2a Edição Revista – 4a Reimpressão da 2a Edição revista (2009). 2a. ed. São Paulo – SP: Editora Cortez, 2015. v. 01. 200p.
• CASTELLANI Filho, Lino. ‘Educação Física no Brasil: A História que não se conta’. 26. ed. Campinas – SP: Papirus, 2018. 175p.
• CASTELLANI Filho, Lino. Às voltas com o futuro: Minhas incursões na Educação Física Escolar. In: Maria do Carmo Morales Pinheiro. (Org.). Educação Física no corpo da escola: desafios em movimento. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. , p. 21-53.
• CASTELLANI Filho, Lino. A Formação Sitiada: Diretrizes Curriculares de Educação Física em Disputa – Jogo jogado? PENSAR A PRÁTICA, v. 19, p. 758-773, 2016
• BETTI, M.. Educação Física Escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. v. 1.340p .
• BETTI, M; GOMES-DA-SILVA, P. N. . Corporeidade, Jogo, Linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2019. v. 1. 237p .
• BETTI, M.. As três semióticas e a Educação Física como linguagem. Revista Conexões, v. 19, p.1-21, 2021.
• VENANCIO, L. ; BETTI, M. ; FREIRE, E. dos S. ; SANCHES NETO, L. . Modos de abordar a aprendizagem na Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Fí-sica Escolar, v. 2, p.33-53, 2016.
• FREIRE, J. B; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2003. v. 01. 183p.
• FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. 1. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2003. v. 01. 98p.
• FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002. 125p.
• FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro. SAO PAULO: SCIPIONE, 1989. v. 01. 156p .
• NOGUEIRA, Valdilene. A.; FARIAS, U. S. (Org.) ; MALDONADO, D. T. (Org.) . Práticas Pedagógicas Inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 32. 248p .
• NOGUEIRA, Valdilene. A.; MALDONADO, D. T. (Org.) ; FARIAS, U. S. (Org.) . Educação Física Escolar no Ensino Médio: A Prática Pedagógica em Evidência II. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 37. 236p.6.
• MALDONADO, D. T. (Org.) ; NOGUEIRA, V. A. (Org.) ; FARIAS, U. S. (Org.) . Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Escolar brasileira. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 314p .
• NOGUEIRA, Valdilene, Aline; GOMES, V. F. ; FIORE, C. ; NOGUEIRA, V. A. ; FARIAS, U. S. ; MALDONADO, D. T. . A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DAS LINGUAGENS: lazer e cultura como temas geradores na escola pública. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, v. III, p. 119-130, 2020.
• GONZÁLEZ, Fernando. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.) . Dicionário Crítico de Educação Física. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2005. v. 1. 421p .
• GONZÁLEZ, Fernando. J.; DARIDO, S. C. (Org.) ; OLIVEIRA, A. A. B. (Org.) . Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. 2. ed. Maringá: Eduem – Editora da UEM, 2017. v. 1. 530p .
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Isabel. P. (Org.) . Saberes de professores e professoras de Educação Física: docência, pesquisa
e currículo em ação. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. v. 1. 198p .
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E EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO PAULO, BUENOS AIRES E MEDELLÍN. In: Isabel Porto Filgueiras;
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ação docente inclusiva de professores de educação física escolar. Pensar a prática (online), v.
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• RUFINO, Luiz Gustavo B. A pedagogia das lutas: caminhos e possibilidades. 1. ed. Jundiaí:
Paco Editorial, 2012. v. 1. 164p.
• RUFINO, Luiz Gustavo. B.; BENITES, L. C. ; SOUZA NETO, S. . Análise das práticas e o processo
de formação de professores de Educação Física: implicações para a fundamentação da
epistemologia da prática profissional. In: Samuel de Souza Neto; Marina Cyrino. (Org.).
Profissionalização do ensino e do exercício profissional nas áreas da educação e saúde: a
análise de práticas como proposta. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2022, v. 1, p. 19-34.
• RUFINO, Luiz Gustavo B. Lutas – 2a edição. In: Fernando Jaime González; Suraya Cristina
Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira,. (Org.). Práticas Corporais e a Organização do
Conhecimento Livro 4: Lutas, Capoeira e Práticas Corporais de Aventura – 2a edição.
2ed.Maringá: Eduem, 2017, v. 4, p. 29-89.
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• COSTA, Alan. Q.; BETTI, M. Mídias e Jogos: do virtual para uma experiência corporal
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Soares; Claudemir Edson Viana. (Org.). Educomunicação: caminhos entre a pesquisa e a
formação, no II Congresso Internacional de Comunicação e Educação. 1ed.São Paulo:
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• COSTA, Alan. Q.; Moura Jr., Archimedes . Jogos digitais na educação física: criação de jogos
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digitais e gamificação na aprendizagem: estratégias para transformar as escolas no Brasil..
1ed.Porto Alegre: Penso, 2019, v. , p. 148-154.
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• ULASOWICZ, Carla; PEIXOTO, João Raimundo Pereira. CONHECIMENTO CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS NA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA PELO ALUNO. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 3, n.3, p. 63-76, 2004.
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- BROTTO, Fábio O. Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência. 3ª. ed. Santos-SP: Editora Projeto Cooperação, 2001. v. 01. 180p.
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Prof. Dr. Lino Castellani Filho apresentando o módulo
“O ensino da Educação Física na perspectiva da concepção
Crítico-Superadora” na Prefeitura de Jundiaí.
Essa formação contou com a presença de dezenas de professores dentro do programa Escola Inovadora da Prefeitura.
Acesse aqui e saiba mais como foi
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