PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Potencializando a prática pedagógica das professoras e professors que atuam com a docências em escolas particulares e públicas, no âmbito da educação básica.​

com importantes referências da Educação Física Escolar brasileira

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Potencializando a prática pedagógica das professoras e professors que atuam com a docências em escolas particulares e públicas, no âmbito da educação básica.​

com importantes referências da Educação Física Escolar brasileira

SAIBA MAIS

Nosso Programa de Formação em Educação Física Escolar é desenvolvido com base nos interesses e necessidades de cada instituição.

Primamos sempre pela excelência do processo formativo, reunindo as maiores referências sobre os temas de maior relevância da educação física escolar brasileira.

Entre em contato

contato@encontroeduca.com.br

DESCRITIVO DO PROJETO

Esse programa tem como objetivo potencializar a prática pedagógica das professoras e professores que atuam com a docência em Educação Física em escolas públicas e municipais, no âmbito da Educação Básica.

Desenvolvimento de nossas ações formativas se dá por meio de experiências teórico-práticas, em modelo presencial, online ou híbrido, sempre de modo a conectar teoria e prática e, sobretudo, proporcionar ao professor atribuir sentido e significado à sua prática pedagógica.

A grande inovação do curso ofertado por nós é colocar os professores em processo formativo conectados às grandes referências da sua área de atuação, autoras e autores das obras que constituíram grande parte da sua trajetória acadêmica, atualizando-os no debate teórico contemporâneo, mas, principalmente, fazendo-os refletir sobre a própria prática, ressignificando sua atuação docente, trazendo impactos positivos nas aulas com seus alunos a partir da qualificação da sua intervenção pedagógica.

Espera-se, ao colocar os professores  em “diálogo” com as principais produções teóricas da área, a qualificação da sua prática pedagógica.

Cada encontro tem duração aproximada de 2 a 3 horas, mas esse tempo pedagógico é acordado com o cliente a partir das suas necessidades e condições, período no qual buscar-se-á, além da experimentação prática de diversas atividades, jogos e brincadeiras, a constante reflexão sobre essas práticas.

Nosso intuito não é apresentar-lhes “receitas de bolo”, mas solidificarmos arcabouço teórico consistente com sua prática pedagógica, dotando-lhes de capacidade crítica e autonomia para qualificarem positivamente sua intervenção.

TEMÁTICAS

CORPO DOCENTE

Prof. Dr. Rafael Moreno Castellani

Coordenador Pedagógico

• Graduado e mestre em Educação física (Unesp e Unicamp, respectivamente) e doutor em psicologia social, pela USP. • Professor efetivo da rede pública estadual de ensino de São Paulo por 14 anos (2006 à 2019) • Coordenador do Instituto Esporte Educação • Professor da CBFacademy e líder do grupo técnico pedagógico da Universidade do Futebol

• CASTELLANI, R. M.; Castellani Filho. Os Jogos de Minha Escola. 1. ed. Campinas: Autores
Associados, 2009. v. 2000. 80p.
• Cunha, S. A.; Moura, F. A; Santiago, Paulo R. Pereira; CASTELLANI, R. M. ; Barbieri, F. A. .
Futebol: Aspectos multidisciplinares para o ensino e treinamento. 1. ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan LTDA, 2010. v. 1.000. 168p.
• CASTELLANI, R. M.. O Esporte como direito social nos marcos do neoliberalismo. In: Edson
Marcelo Húngaro. (Org.). Esporte, Educação, Corpo e Saúde. 1ed.Santo André: Alpharrabio,
2008, v. 1, p. 103-120.
• CASTELLANI, R. M.. A nova proposta curricular do Estado de São Paulo: Limites e virtudes.
Conexões (Campinas. Online), v. 11, p. 235-251, 2013.

Prof. Dr. Lino Castellani Filho

Professor Livre-Docente (aposentado) da Faculdade de Educação Física na Unicamp

• Professor Livre-Docente (aposentado) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (1986/2011) • Secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (Ministério do Esporte, 2003/ 2006) • Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE (1999/2001 e 2001/2002) • Autor de vários livros, dentre eles, “Educação Física no Brasil: A História que não se conta” e “Coletivo de Autores – Metodologia do Ensino de Educação Física”

CASTELLANI Filho, Lino.; SOARES, C. L. ; TAFFAREL, C. N. Z. ; VARJAL, E. ; ESCOBAR, M. ; BRACHT, V. . Metodologia do Ensino de Educação Física – 2a Edição Revista – 4a Reimpressão da 2a Edição revista (2009). 2a. ed. São Paulo – SP: Editora Cortez, 2015. v. 01. 200p.
CASTELLANI Filho, Lino. ‘Educação Física no Brasil: A História que não se conta’. 26. ed. Campinas – SP: Papirus, 2018. 175p.
CASTELLANI Filho, Lino. Às voltas com o futuro: Minhas incursões na Educação Física Escolar. In: Maria do Carmo Morales Pinheiro. (Org.). Educação Física no corpo da escola: desafios em movimento. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. , p. 21-53.
CASTELLANI Filho, Lino. A Formação Sitiada: Diretrizes Curriculares de Educação Física em Disputa – Jogo jogado? PENSAR A PRÁTICA, v. 19, p. 758-773, 2016

Prof. Dr. Mauro Betti

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Compôs o grupo responsável pela proposição do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo (2008/2013) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS, 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, em 1998). Assessor na equipe responsável pela elaboração do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do PNUD/ONU Autor de “Educação Física e Sociedade”, “A Janela de Vidro: esporte, televisão e educação física”, dentre outros.

BETTI, M.. Educação Física Escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. v. 1.340p .
BETTI, M; GOMES-DA-SILVA, P. N. . Corporeidade, Jogo, Linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2019. v. 1. 237p .
BETTI, M.. As três semióticas e a Educação Física como linguagem. Revista Conexões, v. 19, p.1-21, 2021.
• VENANCIO, L. ; BETTI, M. ; FREIRE, E. dos S. ; SANCHES NETO, L. . Modos de abordar a aprendizagem na Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Fí-sica Escolar, v. 2, p.33-53, 2016.

Prof. Dr. João Batista Freire

Professor Livre-Docente (aposentado) em Pedagogia do Movimento pela Faculdade de Educação Física da Unicamp (1991)

• Doutor em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo (USP – 1991). • Consultor pedagógico da Universidade do Futebol e do Instituto Esporte Educação • Autor de vários livros, dentre eles, “Educação Física de corpo inteiro” e “Pedagogia do futebol”;

FREIRE, J. B; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2003. v. 01. 183p.
• FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. 1. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2003. v. 01. 98p.
FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002. 125p.
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro. SAO PAULO: SCIPIONE, 1989. v. 01. 156p .

Profa. Dra. Valdilene Nogueira

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas

Professora e Coordenadora Pedagógica efetiva da Rede Municipal de Educação de São Paulo Professora Coordenadora do curso de pós-graduação em Educação Física e Sociedade da Faculdade Phorte Autora de várias obras, dentre elas, “Educação Física Escolar no Ensino Médio: A Prática Pedagógica em evidência”

NOGUEIRA, Valdilene. A.; FARIAS, U. S. (Org.) ; MALDONADO, D. T. (Org.) . Práticas Pedagógicas Inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 32. 248p .
• NOGUEIRA, Valdilene. A.; MALDONADO, D. T. (Org.) ; FARIAS, U. S. (Org.) . Educação Física Escolar no Ensino Médio: A Prática Pedagógica em Evidência II. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 37. 236p.6.
• MALDONADO, D. T. (Org.) ; NOGUEIRA, V. A. (Org.) ; FARIAS, U. S. (Org.) . Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Escolar brasileira. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 314p .
NOGUEIRA, Valdilene, Aline; GOMES, V. F. ; FIORE, C. ; NOGUEIRA, V. A. ; FARIAS, U. S. ; MALDONADO, D. T. . A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DAS LINGUAGENS: lazer e cultura como temas geradores na escola pública. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, v. III, p. 119-130, 2020.

Prof. Dr. Fernando González

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS

• Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e do programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) • Membro da Comissão de Especialistas para a Elaboração da Proposta da BNCC e foi o diretor acadêmico do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional sobre Atividades Físico-Esportivas do Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento (2017). • Autor de várias obras, dentre elas, o “Dicionário Crítico de Educação Física” e “Bases Sociais das Disposições Para o Envolvimento em Práticas de Movimento Corporal no Tempo Livre”.

 GONZÁLEZ, Fernando. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.) . Dicionário Crítico de Educação Física. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2005. v. 1. 421p .
GONZÁLEZ, Fernando. J.; DARIDO, S. C. (Org.) ; OLIVEIRA, A. A. B. (Org.) . Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. 2. ed. Maringá: Eduem – Editora da UEM, 2017. v. 1. 530p .
• GONZÁLEZ, Fernando. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, p. 9-24, 2009.
GONZÁLEZ, Fernando. J; BORGES, ROBSON MACHADO. Conhecimentos acadêmicos, saberes e afazeres pedagógicos do professor de Educação Física: mapeando vínculos. Motrivivência (UFS), v. 27, p. 36, 2015.

Profa. Dra. Isabel Porto Filgueiras

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

• Docente do curso de pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. • Coordenadora do grupo Focus: Formação docente em Educação Física escolar. • É pesquisadora do grupo Contextos Integrados na Educação Infantil na Faculdade de Educação da USP.

• FREIRE, E. S. (Org.) ; MALDONADO, D. T. (Org.) ; RODRIGUES, G. M. (Org.) ; FILGUEIRAS,
Isabel. P. (Org.) . Saberes de professores e professoras de Educação Física: docência, pesquisa
e currículo em ação. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. v. 1. 198p .
FILGUEIRAS, Isabel. P.. Psicomotricidade. 1. ed. Curitiba: IESDE BRASIL S. A., 2010. v. 1. 208p .
FILGUEIRAS, Isabel. P.; SOUZA, M. D. ; SANTOS, A. R. . INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA
E EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO PAULO, BUENOS AIRES E MEDELLÍN. In: Isabel Porto Filgueiras;
Daniel Teixeira Maldonado. (Org.). Currículo e Prática Pedagógica de Educação Física Escolar na
América Latina. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. 43, p. 89-98.
• MORAIS, M. P. ; RODRIGUES, G. M. ; FILGUEIRAS, Isabel. P. . Necessidades formativas para a
ação docente inclusiva de professores de educação física escolar. Pensar a prática (online), v.
22, p. 1-12, 2019.

Prof. Dr. Luiz Gustavo Rufino

Doutor (2018) em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro.

• Atualmente faz parte do quadro de docente permanente no PROEF • Vencedor do Prêmio Educador Nota 10 (2019) • Compôs o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP

RUFINO, Luiz. Gustavo. B.; DARIDO, S. C. . O Ensino das Lutas na Escola: Possibilidades para a
Educação Física. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2015. v. 1. 208p.
RUFINO, Luiz Gustavo B. A pedagogia das lutas: caminhos e possibilidades. 1. ed. Jundiaí:
Paco Editorial, 2012. v. 1. 164p.
RUFINO, Luiz Gustavo. B.; BENITES, L. C. ; SOUZA NETO, S. . Análise das práticas e o processo
de formação de professores de Educação Física: implicações para a fundamentação da
epistemologia da prática profissional. In: Samuel de Souza Neto; Marina Cyrino. (Org.).
Profissionalização do ensino e do exercício profissional nas áreas da educação e saúde: a
análise de práticas como proposta. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2022, v. 1, p. 19-34.
RUFINO, Luiz Gustavo B. Lutas – 2a edição. In: Fernando Jaime González; Suraya Cristina
Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira,. (Org.). Práticas Corporais e a Organização do
Conhecimento Livro 4: Lutas, Capoeira e Práticas Corporais de Aventura – 2a edição.
2ed.Maringá: Eduem, 2017, v. 4, p. 29-89.

Prof. Dr. Alan Queiroz Costa

Doutor em Ciências da Comunicação (PPGCOM) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP-SP)

• Professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE) •Professor permanente do PROEF. •Pesquisador Associado do GEPECOM (EEFE/USP) e do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) do DEF/UFRN. • Atualmente faz parte do quadro de docente permanente no PROEF • Vencedor do Prêmio Educador Nota 10 (2019) • Compôs o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP

COSTA, Alan. Q.; VETRITTI, F. G. C. M. ; VERGILI, R. . Internet das Coisas, Big Data e Literacias
de Mídia e Informação: a importância das Competências Digitais para a formação em
Comunicação. COMMUNICARE (SÃO PAULO), v. 17, p. 38-51, 2017.
COSTA, Alan. Q.; BETTI, M. Mídias e Jogos: do virtual para uma experiência corporal
educativa. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 27, p. 165-178, 2006.
COSTA, Alan Q. Comunicação e jogos digitais em ambientes educacionais: literacias de mídia
e informaçãodos professores de educação física da cidade de São Paulo. In: Ismar de Oliveira
Soares; Claudemir Edson Viana. (Org.). Educomunicação: caminhos entre a pesquisa e a
formação, no II Congresso Internacional de Comunicação e Educação. 1ed.São Paulo:
ABPEducom, 2021, v. 1, p. 162-177.
COSTA, Alan. Q.; Moura Jr., Archimedes . Jogos digitais na educação física: criação de jogos
com base na experiência virtual. In: Luciano Meira , Paulo Blikstein. (Org.). Ludicidade, jogos
digitais e gamificação na aprendizagem: estratégias para transformar as escolas no Brasil..
1ed.Porto Alegre: Penso, 2019, v. , p. 148-154.

Profa. Dra. Carla Ulasowicz

Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP)

• É professora visitante da Universidade Federal do Ceará (UFC) • Foi professora de Educação Física do Ensino Fundamental I e Educação Infantil, de 1998 a 2017

CULASOWICZ, Carla; LOMONACO, José Fernando Bitencourt . Educação Física Escolar e Motivação: a influência de um programa de ensino sobre a prática de atividades físicas. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2011. v. 1. 160p .
ULASOWICZ, Carla; PEIXOTO, João Raimundo Pereira. CONHECIMENTO CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS NA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA PELO ALUNO. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 3, n.3, p. 63-76, 2004.
ULASOWICZ, Carla. O ensino de conteúdos atitudinais na educação física escolar: uma experiência por meio de projetos temáticos. In: OKIMURA-KERR, T; ULASOWICZ, C.; VENANCIO, L.; SANCHES NETO, L.. (Org.). EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 26, p. 205-218.

Prof. Ms. Fábio Brotto

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

• Cofundador do Projeto Cooperação – Comunidade de Serviços. • Docente de curso de especialização da UNIP – Universidade Paulista e da UNIPAZ – Universidade Holística Internacional de Brasília. • Pioneiro em Jogos Cooperativos e na Pedagogia da Cooperação, no Brasil, e autor das mais importantes referências sobre os Jogos Cooperativos.

- BROTTO, Fábio O. Pedagogia da Cooperação: por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer. 1. ed. Rio de Janeiro: Bambual Editora, 2020. v. 1. 318p.

- BROTTO, Fábio O. Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência. 3ª. ed. Santos-SP: Editora Projeto Cooperação, 2001. v. 01. 180p.

- BROTTO, Fábio O. Jogos Cooperativos: Se o importante é competir, o fundamental é cooperar.. 8ª. ed. Santos-SP: Editora Projeto Cooperação, 1997. v. 01. 174p.

Prof. Dr. Eduardo Pereira Batista

Doutor e mestre em Filosofia da Educação FE-USP; licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

• Professor temporário na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo professor colaborador na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas; • Professor do município de Vinhedo/SP, na educação infantil, desde 2007.

• BATISTA, EDUARDO PEREIRA. O que estamos fazendo da infância? Considerações sobre o nascimento e a natalidade a partir de Hannah Arendt. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 23, p. 1116-1131, 2021.

• CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira ; BATISTA, EDUARDO PEREIRA ; SILVA, Peterson Rigato da . A potência das infâncias: desestabilizar e re-existir nas diferenças. 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2023.

Profa. Dra. Eliana de Toledo

Mestre em Educação Física (FEF/Unicamp), Doutora em história (PUC/SP) e pós doutora em Sociologia pela FFLCH-USP

• É professora do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP); • Coordenadora do LAPEGI – Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica (FCA-UNICAMP); membro fundadora e ainda pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ginástica da FEF/UNICAMP

• TOLEDO, E. de. Estudos e experiências sobre a ginástica para todos e Paulo Freire. CORPOCONSCIÊNCIA (SÃO PAULO), v. 24, p. 47-63, 2020.

• OLIVEIRA, M. F. ; TOLEDO, Eliana de . Ginástica para Todos - possibilidades de formação e intervenção. 1. ed. Anápolis: Editora da Universidade Estadual de Goiás, 2016. v. 1. 288p .

• TOLEDO, E.; SILVA, P. C. C. (Org.) Democratizando o ensino da Ginástica: estudos e exemplos de sua implantação em diferentes contextos sociais. 1. ed. Várzea Paulista: Editora Fontoura, 2013. v. 1. 222p.

Prof. Dr. Rodrigo Mallet Duprat

Pós-Doutor (2019-2020) pela Faculdade de Educação Física da Unicamp; Doutor e mestre em Educação Física (Unicamp) e graduando em Artes Cênicas;

• Cofundador e artista da Cia Los Circo Los (2004-2019) • Fundador da cia. Bravata de Circo e Teatro. • Membro do CIRCUS Grupo de Pesquisa em Circo

• DUPRAT, Rodrigo. M.; BORTOLETO, M. A. C.. Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, p. 171-189, 2007.

• DUPRAT, Rodrigo. M.; Pérez Gallardo, J. S. Artes Circenses no âmbito escolar. 1a. ed. Ijuí: Unijuí, 2010. v. 1. 184p

Profa. Ms. Marília Camargo Araújo

Mestre em Educação Física; licenciada e bacharel em Educação Física pela Unimep. Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho

• Professora/orientadora pedagógica da rede municipal de Santa Bárbara D´Oeste e professora de Educação Física (PEBII) na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. • Professora no curso de pós-graduação da FMU.

• ARAÚJO, Marília Camargo; PRODÓCIMO, ELAINE. Práticas pedagógicas do hip-hop nas aulas de Educação Física. Revista Movimento, v. 28, p. e28075, 2022.

• ARAÚJO, Marília Camargo. Dança e ludicidade como linguagem expressiva na escola. In: Liana Cristina Pinto Tubelo. (Org.). Brincar para todos: inclusão em múltiplas linguagens. 1ªed.São Paulo: Supimpa, 2019, v. , p. 57-69.

Profa. Dra. Gabriella Figueiredo

Mestre em Ciências da Motricidade na Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Rio Claro) e doutora no Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto)

• É professora substituta do Curso de Educação Física na Unesp (Rio Claro); • É pesquisadora no Laboratório da Ação e Percepção (LAP) e do Laboratório de Estudos do Movimento (LEM) do Departamento de Educação Física da UNESP – Rio Claro.

• FIGUEIREDO, G. A.; BARELA, A. M. F. ; BARELA, JOSÉ ANGELO ?Joy of Moving? uma metodologia de jogos com o corpo e suas experiências inclusivas no Brasil. Adapta (Rio Claro), v. 13, p. 36-45, 2021.

• FIGUEIREDO, G. A.; FREITAS, P. S. DEFICIÊNCIA E TRABALHO. In: VALÉRIA MANNA OLIVEIRA; CLÁUDIA DECHICHI. (Org.). EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO FISÍCA: PRÁTICAS E SABERES. 01ed.UBERLÂNDIA: Com-poser, 2009, v. 01, p. 117-127.




Prof. Dr. Lino Castellani Filho apresentando o módulo
“O ensino da Educação Física na perspectiva da concepção
 Crítico-Superadora” na Prefeitura de Jundiaí.

Essa formação contou com a presença de dezenas de professores dentro do programa Escola Inovadora da Prefeitura.

Acesse aqui e saiba mais como foi

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