VALOR PROMOCIONAL: FALTAM

DIAS
Horas
Minutos
Segundos

CURSO PREPARATÓRIO

PARA CONCURSOS E

PROCESSOS SELETIVOS

EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Saia na frente neste curso incrível para você se atualizar e se preparar para concursos e processos seletivos diretamente com os autores e autoras dos clássicos da Educação Física

quero me inscrever no mais bem avaliado curso preparatório do Brasil!

Inscreva-se na Turma F e saia na frente!
Vagas limitadas

Lino Castellani
Elenor Kunz
Giovani Pires
Helena Altmann
Mauro Betti
Valter Bracht
João B. Freire
Edison J. Manoel
Marcos G. Neira
Tarcísio M. Vago
Valdilene Nogueira
Fernando González
Luiz S. Neto
Felipe Q. Almeida

CURSO PREPARATÓRIO

PARA CONCURSOS E

PROCESSOS SELETIVOS

EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Saia na frente neste curso incrível para você se atualizar e se preparar para concursos e processos seletivos diretamente com os autores e autoras dos clássicos da Educação Física

quero me inscrever no mais bem avaliado curso preparatório do Brasil!

VALOR PROMOCIONAL

FALTAM

DIAS
HORAS
MINUTOS
Seconds

CURSO PREPARATÓRIO

PARA CONCURSOS E

PROCESSOS SELETIVOS

EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Saia na frente neste curso incrível para você se atualizar e se preparar para concursos e processos seletivos diretamente com os autores e autoras dos clássicos da Educação Física

quero me inscrever no mais bem avaliado curso preparatório do Brasil!

preencha e RECEBA NOVIDADES SOBRE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

Faça parte da Comunidade Encontro Educa no WhatsApp

ASSISTA EM QUALQUER LUGAR

A QUALQUER TEMPO, POR 1 ANO

Reproduzir vídeo

PACOTE DE
BENEFÍCIOS


Formação Profissional

Aulas com as grandes referências da Educação Física Escolar


Certificado exclusivo

Certificado de 60 horas no curso:
Bases Teórico Metodológicas da Educação Física Escolar


Banco de provas e simulado

Teste seu conhecimento com um simulado e dezenas de provas de concursos anteriores


Acesse por
1 ano

Tenha acesso aos editais abertos da sua área e receba novidades sobre concursos públicos

OBRAS ABORDADAS DOS AUTORES

ESTUDE OS CLÁSSICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
COM OS PRÓPRIOS AUTORES!

Oportunidade única de ter aulas com grandes referências da sua área e autores dos clássicos da Educação Física escolar brasileira e largar na frente na disputa por uma vaga em concursos públicos e processos seletivos! E tudo isso por um preço acessível.

Menos de R$15,00 a hora/aula com alguns dos professores mais importantes da Educação Física.

Corpo Docente

Prof. Dr. Elenor Kunz

Doutor em Ciências do Esporte pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover (1987)

Membro de corpo editorial da Revista Motrivivência; • Professor associado aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) • É o principal precursor da Concepção Crítico-Emancipatória na Educação Física, tendo como suas principais obras os livros “Transformação Didático-Pedagógica do Esporte” e Brincar & Se-movimentar – Tempos e espaços de vida da criança.

• KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6.ed. Ijui: Ed Ijui, 2004

Prof. Dr. Felipe Quintao de Almeida

Doutor em Educação pelo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e realizou Pós-doutorado na Universidade de Strathclyde, em Glasgow/Escócia (2018-2019)

• Professor Associado e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito-Santo (2020-2024). • Professor no programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). • Autor de vários livros, dentre eles, “Democracia e emancipação: desafios para a educação física e ciências do esporte na América Latina”

• BARROSO, André Ruggiero. Inquietações no tratamento do esporte na educação física escolar. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
• SILVA e MOREIRA. Educação Física: planejando o trabalho docente. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
• SILVA, MOREIRA e OLIVEIRA. Objetivos e conteúdos para o ensino da Educação Física Escolar. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

Prof. Dr. Fernando González

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS

• Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e do programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) • Membro da Comissão de Especialistas para a Elaboração da Proposta da BNCC e foi o diretor acadêmico do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional sobre Atividades Físico-Esportivas do Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento (2017). • Autor de várias obras, dentre elas, o “Dicionário Crítico de Educação Física” e “Bases Sociais das Disposições Para o Envolvimento em Práticas de Movimento Corporal no Tempo Livre”.

 GONZÁLEZ, Fernando. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.) . Dicionário Crítico de Educação Física. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2005. v. 1. 421p .
GONZÁLEZ, Fernando. J.; DARIDO, S. C. (Org.) ; OLIVEIRA, A. A. B. (Org.) . Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. 2. ed. Maringá: Eduem – Editora da UEM, 2017. v. 1. 530p .
• GONZÁLEZ, Fernando. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, p. 9-24, 2009.
GONZÁLEZ, Fernando. J; BORGES, ROBSON MACHADO. Conhecimentos acadêmicos, saberes e afazeres pedagógicos do professor de Educação Física: mapeando vínculos. Motrivivência (UFS), v. 27, p. 36, 2015.

Prof. Dr. Giovani Pires

Doutor em Educação Física/Ciências do Esporte (UNICAMP, 2001).

• Professor associado aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) • Pesquisador do LaboMídia – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva/UFSC e coeditor da revista Motrivivência. • Autor de vários livros, dentre eles, “Educação física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória”

• SOUSA MENDES, Diego; LORENZI PIRES, Giovani. Educação física & novas linguagens comunicacionais: sentidos e significados da produção de recursos audiovisuais na formação de professores. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 181–196, 2006.
• FERES NETO, A. Pires, Giovani de Lorenzi: Educação física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí: Editora Unijuí, 2002. Movimento, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 173–179, 2003

Prof. Dr. João Batista Freire

Professor Livre-Docente (aposentado) em Pedagogia do Movimento pela Faculdade de Educação Física da Unicamp (1991)

• Doutor em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo (USP – 1991). • Consultor pedagógico da Universidade do Futebol e do Instituto Esporte Educação • Autor de vários livros, dentre eles, “Educação Física de corpo inteiro” e “Pedagogia do futebol”;

FREIRE, J. B; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2003. v. 01. 183p.
• FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. 1. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2003. v. 01. 98p.
FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002. 125p.
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro. SAO PAULO: SCIPIONE, 1989. v. 01. 156p .

Prof. Dr. Lino Castellani Filho

Professor Livre-Docente (aposentado) da Faculdade de Educação Física na Unicamp

• Professor Livre-Docente (aposentado) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (1986/2011) • Secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (Ministério do Esporte, 2003/ 2006) • Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE (1999/2001 e 2001/2002) • Autor de vários livros, dentre eles, “Educação Física no Brasil: A História que não se conta” e “Coletivo de Autores – Metodologia do Ensino de Educação Física”

CASTELLANI Filho, Lino.; SOARES, C. L. ; TAFFAREL, C. N. Z. ; VARJAL, E. ; ESCOBAR, M. ; BRACHT, V. . Metodologia do Ensino de Educação Física – 2a Edição Revista – 4a Reimpressão da 2a Edição revista (2009). 2a. ed. São Paulo – SP: Editora Cortez, 2015. v. 01. 200p.
CASTELLANI Filho, Lino. ‘Educação Física no Brasil: A História que não se conta’. 26. ed. Campinas – SP: Papirus, 2018. 175p.
CASTELLANI Filho, Lino. Às voltas com o futuro: Minhas incursões na Educação Física Escolar. In: Maria do Carmo Morales Pinheiro. (Org.). Educação Física no corpo da escola: desafios em movimento. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. , p. 21-53.
CASTELLANI Filho, Lino. A Formação Sitiada: Diretrizes Curriculares de Educação Física em Disputa – Jogo jogado? PENSAR A PRÁTICA, v. 19, p. 758-773, 2016

Prof. Dr. Luiz Sanches Neto

Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana (2011-14) com Pós-Doutorado em Educação (2015-16) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

• Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) • Professor no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF) • Autor de várias obras, dentre elas, “Educação física e temas transversais: possibilidades de aplicação”

• VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora-MG, v. 21, n. 1, p. 58-73, 2019.

Prof. Dr. Marcos Garcia Neira

Professor Titular (Livre-Docente) e atual Diretor da Faculdade de Educação da USP

• Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (Gpef) • Integrou os grupos que elaboraram os PCNs e a nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) da Educação Física. • Autor de vários livros, dentre eles, “Educação Física Cultural: Inspiração e Prática Pedagógica” e “Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas”.

• Base Nacional Curricular Comum (BNCC)
• NEIRA, Marcos G. Educação Física cultural: carta de navegação. Arquivos em Movimento, v.12, n.2, p.82-103, jul./dez. 2016.
• NEIRA, Marcos Garcia; SOUZA JÚNIOR, Marcílio. A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos.
Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 188-206, set. 2016
• NEIRA, Marcos G., NUNES, Mario Luiz Ferrari. Pedagogia da Cultura Corporal: Crítica e perspectivas. 2º ed. São Paulo, Editora Phorte, 2008

Prof. Dr. Mauro Betti

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Compôs o grupo responsável pela proposição do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo (2008/2013) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS, 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, em 1998). Assessor na equipe responsável pela elaboração do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do PNUD/ONU Autor de “Educação Física e Sociedade”, “A Janela de Vidro: esporte, televisão e educação física”, dentre outros.

BETTI, M.. Educação Física Escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. v. 1.340p .
BETTI, M; GOMES-DA-SILVA, P. N. . Corporeidade, Jogo, Linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2019. v. 1. 237p .
BETTI, M.. As três semióticas e a Educação Física como linguagem. Revista Conexões, v. 19, p.1-21, 2021.
• VENANCIO, L. ; BETTI, M. ; FREIRE, E. dos S. ; SANCHES NETO, L. . Modos de abordar a aprendizagem na Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Fí-sica Escolar, v. 2, p.33-53, 2016.

Prof. Dr. Rafael Moreno Castellani

Coordenador Pedagógico

• Graduado e mestre em Educação física (Unesp e Unicamp, respectivamente) e doutor em psicologia social, pela USP. • Professor efetivo da rede pública estadual de ensino de São Paulo por 14 anos (2006 à 2019) • Coordenador do Instituto Esporte Educação • Professor da CBFacademy e líder do grupo técnico pedagógico da Universidade do Futebol

• CASTELLANI, R. M.; Castellani Filho. Os Jogos de Minha Escola. 1. ed. Campinas: Autores
Associados, 2009. v. 2000. 80p.
• Cunha, S. A.; Moura, F. A; Santiago, Paulo R. Pereira; CASTELLANI, R. M. ; Barbieri, F. A. .
Futebol: Aspectos multidisciplinares para o ensino e treinamento. 1. ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan LTDA, 2010. v. 1.000. 168p.
• CASTELLANI, R. M.. O Esporte como direito social nos marcos do neoliberalismo. In: Edson
Marcelo Húngaro. (Org.). Esporte, Educação, Corpo e Saúde. 1ed.Santo André: Alpharrabio,
2008, v. 1, p. 103-120.
• CASTELLANI, R. M.. A nova proposta curricular do Estado de São Paulo: Limites e virtudes.
Conexões (Campinas. Online), v. 11, p. 235-251, 2013.

Prof. Dr. Tarcísio Mauro Vago

Doutor em História da Educação (USP, 1999) e Estágio Pós-doutoral no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil/CPDOC (FGV, 2009)

• Professor Titular Aposentado do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (1986-2022) e Pró-Reitor de assuntos estudantis (2014-2022) • Professor no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF) • Autor de várias obras, dentre elas, “Educação Física na Escola: para enriquecer a experiência da infância e da juventude.”

• VAGO, Tarcísio M. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, p. 25-42, set. 2009, p.25-42.

Prof. Dr. Valter Bracht

Doutor em Sociologia do Esporte pela Carl von Ossietzky Universität Oldenburg, UNI/Oldenburg (Alemanha/1990)

• Professor titular (aposentado) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); • Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE (1991/93 e 1993/95) • Autor de vários livros, dentre eles, “Sociologia Crítica do Esporte” e “Coletivo de Autores: Metodologia do ensino da Educação Física”.

• Sociologia crítica do esporte: uma introdução
• A política de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorização da Educação Física
• Esporte de rendimento e esporte na escola (Stigger & Lovisolo)
• RODRIGUES, L. L.; BRACHT, V. As culturas da Educação Física. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte.
Campinas, v. 32, nº 1, p. 93-107, 2010.

Prof. Me. Thiago Godoy

Professor do Módulo de Português

• Bacharel e licenciado em Letras e mestre em linguística na Unicamp. • É professor de cursos pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos há quase 20 anos. • Consultor Pedagógico da Encontro Educa na área de língua portuguesa, com foco em gramática e produção textual.

• CASTELLANI, R. M.; Castellani Filho. Os Jogos de Minha Escola. 1. ed. Campinas: Autores
Associados, 2009. v. 2000. 80p.
• Cunha, S. A.; Moura, F. A; Santiago, Paulo R. Pereira; CASTELLANI, R. M. ; Barbieri, F. A. .
Futebol: Aspectos multidisciplinares para o ensino e treinamento. 1. ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan LTDA, 2010. v. 1.000. 168p.
• CASTELLANI, R. M.. O Esporte como direito social nos marcos do neoliberalismo. In: Edson
Marcelo Húngaro. (Org.). Esporte, Educação, Corpo e Saúde. 1ed.Santo André: Alpharrabio,
2008, v. 1, p. 103-120.
• CASTELLANI, R. M.. A nova proposta curricular do Estado de São Paulo: Limites e virtudes.
Conexões (Campinas. Online), v. 11, p. 235-251, 2013.

Profa. Dra. Helena Altmann

Professora associada (livre docente) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

• Doutora em Educação pela PUC do Rio de Janeiro (2005) • Coordenadora do GTT Gênero do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2015-2017); • Dentre suas produções acadêmicas, destaca-se a obra “Educação física escolar: relações de gênero em jogo”

• Educação física escolar: relações de gênero em jogo
• Marias (e) homens nas quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar

Profa. Dra. Valdilene Nogueira

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas

Professora e Coordenadora Pedagógica efetiva da Rede Municipal de Educação de São Paulo Professora Coordenadora do curso de pós-graduação em Educação Física e Sociedade da Faculdade Phorte Autora de várias obras, dentre elas, “Educação Física Escolar no Ensino Médio: A Prática Pedagógica em evidência”

NOGUEIRA, Valdilene. A.; FARIAS, U. S. (Org.) ; MALDONADO, D. T. (Org.) . Práticas Pedagógicas Inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 32. 248p .
• NOGUEIRA, Valdilene. A.; MALDONADO, D. T. (Org.) ; FARIAS, U. S. (Org.) . Educação Física Escolar no Ensino Médio: A Prática Pedagógica em Evidência II. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 37. 236p.6.
• MALDONADO, D. T. (Org.) ; NOGUEIRA, V. A. (Org.) ; FARIAS, U. S. (Org.) . Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Escolar brasileira. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 314p .
NOGUEIRA, Valdilene, Aline; GOMES, V. F. ; FIORE, C. ; NOGUEIRA, V. A. ; FARIAS, U. S. ; MALDONADO, D. T. . A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DAS LINGUAGENS: lazer e cultura como temas geradores na escola pública. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, v. III, p. 119-130, 2020.

CRONOGRAMA
DAS AULAS

PROF. DR. LINO CASTELLANI FILHO

MÓDULO 1

História da Educação Física e Política Educacional e Educação Física

Referências de editais:

– Educação física no Brasil: a história que não se conta

– Política Educacional e Educação Física

– BENITES, Larissa C.; SOUZA NETO, Samuel de; HUNGEL, Dagmar. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação do professor de Educação Física. Educação e Pesquisa, 2008.

PROF. DR. LINO CASTELLANI FILHO

MÓDULO 1

História da Educação Física e Política Educacional e Educação Física

Referências de editais:

– Educação física no Brasil: a história que não se conta

– Política Educacional e Educação Física

– BENITES, Larissa C.; SOUZA NETO, Samuel de; HUNGEL, Dagmar. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação do professor de Educação Física. Educação e Pesquisa, 2008.

PROF. DR. MAURO BETTI

MÓDULO 2 [PARTE 1]

A BNCC e Educação Física

Referências de editais:

– Corporeidade, Jogo, Linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental.

– Base Nacional Curricular Comum (BNCC)

PROF. DR. MAURO BETTI

MÓDULO 2 [PARTE 1]

A BNCC e Educação Física

Referências de editais:

– Corporeidade, Jogo, Linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental.

– Base Nacional Curricular Comum (BNCC)

PROF. DR. MARCOS GARCIA NEIRA

MÓDULO 2 [PARTE 2]

A BNCC e Educação Física

Referências de editais:

– Base Nacional Curricular Comum (BNCC)

– NEIRA, Marcos G. Educação Física cultural: carta de navegação.

– NEIRA, Marcos Garcia; SOUZA JÚNIOR, Marcílio. A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Arquivos em Movimento, v.12, n.2, p.82-103, jul./dez. 2016.
Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 188-206, set. 2016

– NEIRA, Marcos G., NUNES, Mario Luiz Ferrari. Pedagogia da Cultura Corporal: Crítica e perspectivas. 2º ed. São Paulo, Editora Phorte, 2008

PROF. DR. MARCOS GARCIA NEIRA

MÓDULO 2 [PARTE 2]

A BNCC e Educação Física

Referências de editais:

– Base Nacional Curricular Comum (BNCC)

– NEIRA, Marcos G. Educação Física cultural: carta de navegação.

– NEIRA, Marcos Garcia; SOUZA JÚNIOR, Marcílio. A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Arquivos em Movimento, v.12, n.2, p.82-103, jul./dez. 2016.
Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 188-206, set. 2016

– NEIRA, Marcos G., NUNES, Mario Luiz Ferrari. Pedagogia da Cultura Corporal: Crítica e perspectivas. 2º ed. São Paulo, Editora Phorte, 2008

PROF. DR. LUIZ SANCHES NETO

MÓDULO 3

Avaliação em Educação Física Escolar

Referências de editais:

– VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora-MG, v. 21, n. 1, p. 58-73, 2019.

PROF. DR. LUIZ SANCHES NETO

MÓDULO 3

Avaliação em Educação Física Escolar

Referências de editais:

– VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora-MG, v. 21, n. 1, p. 58-73, 2019.

PROF. DR. JOÃO BATISTA FREIRE

MÓDULO 4

Abordagem construtivista e o jogo na escola

Referências de editais:

– Educação de corpo inteiro

– O Jogo dentro e fora da escola

PROF. DR. JOÃO BATISTA FREIRE

MÓDULO 4

Abordagem construtivista e o jogo na escola

Referências de editais:

– Educação de corpo inteiro

– O Jogo dentro e fora da escola

PROF. DR. GIOVANI PIRES

MÓDULO 5

Educação Física e mídia

Referências de editais:

– SOUSA MENDES, Diego; LORENZI PIRES, Giovani. Educação física & novas linguagens comunicacionais: sentidos e significados da produção de recursos audiovisuais na formação de professores. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 181–196, 2006.

– FERES NETO, A. Pires, Giovani de Lorenzi: Educação física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí: Editora Unijuí, 2002. Movimento, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 173–179, 2003

PROF. DR. GIOVANI PIRES

MÓDULO 5

Educação Física e mídia

Referências de editais:

– SOUSA MENDES, Diego; LORENZI PIRES, Giovani. Educação física & novas linguagens comunicacionais: sentidos e significados da produção de recursos audiovisuais na formação de professores. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 181–196, 2006.

– FERES NETO, A. Pires, Giovani de Lorenzi: Educação física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí: Editora Unijuí, 2002. Movimento, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 173–179, 2003

PROF. DR. TARCÍSIO MAURO VAGO

MÓDULO 6

A Educação Física e a Escola como espaço de cultura

Referências de editais:

– VAGO, Tarcísio M. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, p. 25-42, set. 2009, p.25-42.

PROF. DR. TARCÍSIO MAURO VAGO

MÓDULO 6

A Educação Física e a Escola como espaço de cultura

Referências de editais:

– VAGO, Tarcísio M. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, p. 25-42, set. 2009, p.25-42.

PROF. DR. VALTER BRACHT

MÓDULO 7

As culturas da Educação Física e o Esporte Escolar

Referências de editais:

– Sociologia crítica do esporte: uma introdução;

– A política de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorização da Educação Física;

– Esporte de rendimento e esporte na escola (Stigger & Lovisolo);

– RODRIGUES, L. L.; BRACHT, V. As culturas da Educação Física. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte.
Campinas, v. 32, nº 1, p. 93-107, 2010.

PROF. DR. VALTER BRACHT

MÓDULO 7

As culturas da Educação Física e o Esporte Escolar

Referências de editais:

– Sociologia crítica do esporte: uma introdução;

– A política de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorização da Educação Física;

– Esporte de rendimento e esporte na escola (Stigger & Lovisolo);

– RODRIGUES, L. L.; BRACHT, V. As culturas da Educação Física. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte.
Campinas, v. 32, nº 1, p. 93-107, 2010.

PROF. DR. FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA

MÓDULO 8

Planejamento, objetivos e conteúdos da EF escolar

Referências de editais:

– BARROSO, André Ruggiero. Inquietações no tratamento do esporte na educação física escolar. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

– SILVA e MOREIRA. Educação Física: planejando o trabalho docente. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

– SILVA, MOREIRA e OLIVEIRA. Objetivos e conteúdos para o ensino da Educação Física Escolar. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

PROF. DR. FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA

MÓDULO 8

Planejamento, objetivos e conteúdos da EF escolar

Referências de editais:

– BARROSO, André Ruggiero. Inquietações no tratamento do esporte na educação física escolar. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

– SILVA e MOREIRA. Educação Física: planejando o trabalho docente. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

– SILVA, MOREIRA e OLIVEIRA. Objetivos e conteúdos para o ensino da Educação Física Escolar. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

PROFA. DRA. HELENA ALTMANN

MÓDULO 9

Gênero, Educação Física e Escola

Referências de editais:

– Educação física escolar: relações de gênero em jogo

– Marias (e) homens nas quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar

PROFA. DRA. HELENA ALTMANN

MÓDULO 9

Gênero, Educação Física e Escola

Referências de editais:

– Educação física escolar: relações de gênero em jogo

– Marias (e) homens nas quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar

PROF. DR. LUIZ SANCHES

MÓDULO 10

O ensino da Educação Física na escola

Referências de editais:

– DARIDO, S,C.. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro, 2003.

– DARIDO, Suraya C.; RANGEL, Irene C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

PROF. DR. LUIZ SANCHES

MÓDULO 10

O ensino da Educação Física na escola

Referências de editais:

– DARIDO, S,C.. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro, 2003.

– DARIDO, Suraya C.; RANGEL, Irene C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

PROFA. DRA. VALDILENE NOGUEIRA

MÓDULO 11

Currículo e Prática pedagógica em EF escolar

Referências de editais:

– Educação Física Escolar no Ensino Médio: A Prática Pedagógica em evidência”

– MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação Física escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência. Curitiba: CRV, 2018.

– São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade. Componente curricular: Educação Física. – 2.ed — São Paulo : SME / COPED, 2019

PROFA. DRA. VALDILENE NOGUEIRA

MÓDULO 11

Currículo e Prática pedagógica em EF escolar

Referências de editais:

– Educação Física Escolar no Ensino Médio: A Prática Pedagógica em evidência”

– MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação Física escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência. Curitiba: CRV, 2018.

– São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade. Componente curricular: Educação Física. – 2.ed — São Paulo : SME / COPED, 2019

PROF. DR. MARCOS GARCIA NEIRA

MÓDULO 12

O currículo cultural na Educação Física

Referências de editais:

– Base Nacional Curricular Comum (BNCC)

– NEIRA, Marcos G. Educação Física cultural: carta de navegação. Arquivos em Movimento, v.12, n.2, p.82-103, jul./dez. 2016.

– NEIRA, Marcos Garcia; SOUZA JÚNIOR, Marcílio. A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos.
Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 188-206, set. 2016

– NEIRA, Marcos G., NUNES, Mario Luiz Ferrari. Pedagogia da Cultura Corporal: Crítica e perspectivas. 2º ed. São Paulo, Editora Phorte, 2008

PROF. DR. MARCOS GARCIA NEIRA

MÓDULO 12

O currículo cultural na Educação Física

Referências de editais:

– Base Nacional Curricular Comum (BNCC)

– NEIRA, Marcos G. Educação Física cultural: carta de navegação. Arquivos em Movimento, v.12, n.2, p.82-103, jul./dez. 2016.

– NEIRA, Marcos Garcia; SOUZA JÚNIOR, Marcílio. A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos.
Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 188-206, set. 2016

– NEIRA, Marcos G., NUNES, Mario Luiz Ferrari. Pedagogia da Cultura Corporal: Crítica e perspectivas. 2º ed. São Paulo, Editora Phorte, 2008

PROF. DR. ELENOR KUNZ - M13

MÓDULO 13

Concepção Crítico-Emancipatória na Educação Física

Referências de editais:

– KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6.ed. Ijui: Ed Ijui, 2004

PROF. DR. ELENOR KUNZ - M13

MÓDULO 13

Concepção Crítico-Emancipatória na Educação Física

Referências de editais:

– KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6.ed. Ijui: Ed Ijui, 2004

PROF. DR. LINO CASTELLANI FILHO

MÓDULO 14

Concepção Crítico-superadora na Educação Física

Referências de editais:

– CASTELLANI FILHO, L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez
2009.

PROF. DR. LINO CASTELLANI FILHO

MÓDULO 14

Concepção Crítico-superadora na Educação Física

Referências de editais:

– CASTELLANI FILHO, L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez
2009.

PROF. DR. EDISON DE JESUS MANOEL

MÓDULO 15

Abordagem desenvolvimentista da Educação Física

Referências de editais:

– Educação Física Escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista

– A dinâmica do estudo do comportamento motor

– Caderno de Desenvolvimento Humano sobre Escolas Ativas em Maceió: Tornando escolas mais ativas

PROF. DR. EDISON DE JESUS MANOEL

MÓDULO 15

Abordagem desenvolvimentista da Educação Física

Referências de editais:

– Educação Física Escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista

– A dinâmica do estudo do comportamento motor

– Caderno de Desenvolvimento Humano sobre Escolas Ativas em Maceió: Tornando escolas mais ativas

PROF. DR. FERNANDO GONZÁLEZ

MÓDULO 16

A Educação Física no chão da quadra

Referências de editais:

– GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTENSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar na EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, p. 10-21, mar. 2010.

– GONZÁLEZ, Fernando Jaime Educação Física Escolar: entre o “rola bola” e a renovação pedagógica. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

PROF. DR. FERNANDO GONZÁLEZ

MÓDULO 16

A Educação Física no chão da quadra

Referências de editais:

– GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTENSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar na EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, p. 10-21, mar. 2010.

– GONZÁLEZ, Fernando Jaime Educação Física Escolar: entre o “rola bola” e a renovação pedagógica. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

PROF. ME. THIAGO GODOY

MÓDULO 17

Gramática e Redação

Referências de editais:

– Conteúdo de língua portuguesa do edital para prefeitura de São Paulo e PROEF

PROF. ME. THIAGO GODOY

MÓDULO 17

Gramática e Redação

Referências de editais:

– Conteúdo de língua portuguesa do edital para prefeitura de São Paulo e PROEF

Transforme seu futuro com nosso curso

Desfrute de 7 dias de garantia de satisfação ou seu dinheiro de volta.

Sua jornada para mudar sua vida,
sem riscos, começa aqui.

Faça parte da Comunidade Encontro Educa no WhatsApp

DEPOIMENTOS

O que nossos alunos falam sobre a Encontro Educa?

INVESTIMENTO

12X de R$ 45,60 ou
à vista R$450,00 no cartão
ou no PIX R$ 399,00

PERGUNTAS
FREQUENTES

Este curso visa preparar estudantes de graduação e professores egressos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física para realização de concursos para redes públicas (municipais e estaduais) na educação básica e para concursos de ingresso em Institutos Federais.

Para você que já está empregado(a), concursado(a) ou não, este curso tem o objetivo de lhe situar e estabelecer um debate aprofundado sobre o que as grandes referências da educação física pensam sobre a atuação do professor de Educação Física na educação básica nos dias atuais, problematizando o período de produção das suas obras com o mundo do trabalho contemporâneo.

Neste curso você terá aulas  diretamente com alguns dos principais autores e autores das obras que estão presentes em grande parte dos editais. É a sua grande oportunidade de conhecer, dialogar e tirar dúvidas diretamente com as principais referências na área.  

Além da oportunidade de ter aulas e conhecer as principais referências da Educação Física Escolar, autoras e autores das obras que compõem grande parte dos editais, você ainda terá acesso:

  • Acesso à plataforma intuitiva com todo o conteúdo por 12 meses;
  • Às sínteses ou slides de cada aula.
  • À resolução comentada pelos professores de questões de concursos anteriores;
  • Ao simulado com questões de concursos;
  • À lista de referências de cada aula;
  • Às gravações das aulas para assistir quando quiser;
  • Ao módulo extra sobre língua portuguesa, com foco em gramática;
  • À aula extra sobre técnicas e dicas para realização de provas de concurso público;
    Ao certificado de participação de 60 horas.

O curso pode ser realizado conforme sua disponibilidade e cronograma próprio, desde que não ultrapasse o período de 12 meses. São 17 módulos com aproximadamente duas horas de duração cada.

Por se tratarem de aulas gravadas, elas estarão disponíveis em nossa plataforma do curso durante as 24 horas do dia, por todos os dias da semana. Você pode assistir quando e a hora que quiser!

O curso tem, no período de lançamento, o valor de 12 parcelas de R$54,00.
Àqueles que optarem pelo pagamento à vista, será concedido um desconto de 23% no Pix e 15% no cartão de crédito. Alunos de outras turmas e/ou outros cursos oferecidos pela Encontro Educa poderão matricular-se com condições especiais, recebendo desconto de 40% para pagamentos à vista no Pix.

As aulas serão exibidas pela nossa plataforma de ensino exclusiva: você recerá um login e senha para acesso via computador (recomendado), tablet ou celular.

O material de cada módulo (textos, vídeos, aulas e exercícios de fixação) será disponibilizado semanalmente (a partir da data de lançamento) e ficará disponível integralmente por um período de 12 meses a contar da data da sua matrícula;

Sim! A cada quatro matrículas indicadas por você, você recebe 50% de desconto na matrícula. Ao indicar uma pessoa você ganha 15% do valor do curso, via Pix. Basta informar por whatsapp o nome da pessoa matriculada.

Nos procure em qualquer canal de atendimento da Encontro Educa (email, whatsapp ou instagram). 

Os nossos tutores estarão à disposição para esclarecer também tudo que os alunos precisem de esclarecimento.

Além de estar matriculado no curso, acertar no mínimo, 70% do simulado. Você pode refazer o simulado quantas vezes quiser.

A Encontro Educa é uma empresa que atua, especificamente, no campo da Educação Física e Ciências do Esporte. Oferecemos soluções integradas e experiências inovadoras, convergentes e acolhedoras, gerenciando cursos, projetos e eventos.

× Precisa de ajuda?