Inscrições abertas!
Poucas vagas disponíveis.
Estude para processo seletivo 2024-25, prova 23 de novembro de 2024.
Matricule-se neste curso incrível, estudando diretamente com grande parte dos autores e autoras das obras solicitadas no edital de seleção para o ProEF.
O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) é um
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Física, que tem a Universidade Estadual Paulista/Unesp como coordenadora nacional, e 23 Instituições de Ensino Superior associadas, com duração de 24 meses, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.
O mestrado do ProEF é somente professores das redes públicas de ensino.
Aulas com as grandes referências da Educação Física Escolar.
Certificado de 40 horas no curso “Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar”.
Teste seu conhecimento com um simulado e diversas provas anteriores do Proef e de concursos organizados pela Vunesp.
Tenha acesso a todos os conteúdos do curso por um período de 12 meses, a contar da sua matrícula.
Tenha acesso aos 10 módulos com videoaulas + 9 aulas ao vivo, referentes às obras solicitadas no edital de 2024/25
Oportunidade única de ter aulas com grandes referências da sua área e autores dos clássicos da Educação Física escolar brasileira e largar na frente na disputa por uma vaga no PROEF 2024/25!
Durante o ProEF, você pode concorrer a uma bolsa de estudos de R$3.120,00, por 24 meses.
Das 410 vagas, são destinadas cerca de 120 bolsas para os alunos.
Data/Horário: 15/outubro | 18h
• Análise do Edital;
• Cronograma e rotina de estudos
• Avaliação dissertativa
Data/Horário: 15/outubro | 18h
• Análise do Edital;
• Cronograma e rotina de estudos
• Avaliação dissertativa
• PROEF. Projeto político-pedagógico : Programa de Mestrado profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF [recurso eletrônico] / [Organização : Denise Ivana de Paula Albuquerque, Maria Candida Soares Del-Masso, Ana Rita Lorenzini, Admir Soares de Almeida Júnior, Antonio Carlos Monteiro de Miranda, Evando Carlos Moreira e Glauco Nunes Souto Ramos] – [São Paulo, 2022].
• PROEF. Projeto político-pedagógico : Programa de Mestrado profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF [recurso eletrônico] / [Organização : Denise Ivana de Paula Albuquerque, Maria Candida Soares Del-Masso, Ana Rita Lorenzini, Admir Soares de Almeida Júnior, Antonio Carlos Monteiro de Miranda, Evando Carlos Moreira e Glauco Nunes Souto Ramos] – [São Paulo, 2022].
• SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! Dermeval Saviani.- 32. ed.- Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
• SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! Dermeval Saviani.- 32. ed.- Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
• FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Referência complementar:
• FREIRE, Paulo. Política e Educação: São Paulo: Paz e Terra, 2014.
• FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Referência complementar:
• FREIRE, Paulo. Política e Educação: São Paulo: Paz e Terra, 2014.
• BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a Base. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Versão Final. Ministério da Educação. Dezembro, 2018.
• NEIRA, Marcos. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física, Revista brasileira de ciências do esporte, v. 40, n. 3, p. 215-223, 2018.
• BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a Base. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Versão Final. Ministério da Educação. Dezembro, 2018.
• NEIRA, Marcos. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física, Revista brasileira de ciências do esporte, v. 40, n. 3, p. 215-223, 2018.
• DARIDO, Suraya. C.; RANGEL. I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
Referência complementar:
• DARIDO, Suraya,C.. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro, 2003
• DARIDO, Suraya. C.; RANGEL. I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
Referência complementar:
• DARIDO, Suraya,C.. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro, 2003
• ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar : temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
• ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (orgs.). Desafios da educação física escolar : temáticas da formação em serviço no ProEF [recurso eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
• GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTENSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar na EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, p. 10-21, mar. 2010.
• GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTENSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar na EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, p. 10-21, mar. 2010.
• BAGNARA, I.C.; FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, S.P. O trabalho pedagógico como aspecto nuclear da formação inicial em Educação Física: ENCAMINHAMENTOS A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO. Debates em Educação | Maceió | Vol. 13 | Nº. Especial 2 | Ano 2021.
• BAGNARA, I.C.; FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, S.P. O trabalho pedagógico como aspecto nuclear da formação inicial em Educação Física: ENCAMINHAMENTOS A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO. Debates em Educação | Maceió | Vol. 13 | Nº. Especial 2 | Ano 2021.
• KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 2004.
• KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 2004.
• SOARES, C.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, Lino.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
• SOARES, C.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, Lino.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora-MG, v. 21, n. 1, p. 58-73, 2019.
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora-MG, v. 21, n. 1, p. 58-73, 2019.
Data/Horário: 17/outubro | 18h
• RUFINO, Luiz.G.B.; DARIDO, Suraya C. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a educação física. Porto Alegre: Penso, 2015
Referência complementar:
• RUFINO, Luiz.G.B.; Pedagogia das lutas: caminhos e possibilidades. Jundiai: Paco Editorial, 2022.
Data/Horário: 17/outubro | 18h
• RUFINO, Luiz.G.B.; DARIDO, Suraya C. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a educação física. Porto Alegre: Penso, 2015
Referência complementar:
• RUFINO, Luiz.G.B.; Pedagogia das lutas: caminhos e possibilidades. Jundiai: Paco Editorial, 2022.
Data/Horário: 28/outubro | 18h
• VAGO, Tarcísio M. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, p. 25-42, set. 2009, p.25-42.
Data/Horário: 28/outubro | 18h
• VAGO, Tarcísio M. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, p. 25-42, set. 2009, p.25-42.
Data/Horário: 04/novembro | 18h
•MAFFEI, Willer S.Proposições teórico-metodológicas e práticas pedagógicas da educação física. Ed. InterSaberes, 2019.
Data/Horário: 04/novembro | 18h
•MAFFEI, Willer S.Proposições teórico-metodológicas e práticas pedagógicas da educação física. Ed. InterSaberes, 2019.
Data/Horário: 08/novembro | 18h
• BRACHT, Valter. Educação física escolar: o que ela vem sendo e o que pode ser: elementos de uma teoria pedagógica para a educação física. Ijuí, RS: Unijuí, 2019.
Data/Horário: 08/novembro | 18h
• BRACHT, Valter. Educação física escolar: o que ela vem sendo e o que pode ser: elementos de uma teoria pedagógica para a educação física. Ijuí, RS: Unijuí, 2019.
Data/Horário: 09/novembro | 14h
• GONZÁLEZ, Fernando Jaime BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória, ES: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.
Data/Horário: 09/novembro | 14h
• GONZÁLEZ, Fernando Jaime BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória, ES: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.
Data/Horário: 18/novembro | 18h
• BOSCATTO, Juliano Daniel; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; DARIDO, Suraya Cristina. A Base Nacional Comum Curricular: uma proposição necessária para a Educação Física? Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 96-112, set., 2016.
Data/Horário: 18/novembro | 18h
• BOSCATTO, Juliano Daniel; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; DARIDO, Suraya Cristina. A Base Nacional Comum Curricular: uma proposição necessária para a Educação Física? Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 96-112, set., 2016.
Data/Horário: 21/novembro | 18h
• ALMEIDA JUNIOR, Admir S.; GARIGLIO, José Angelo; CORTÊS, Gustavo P. Educação física escolar e formação continuada de professores(as)[recurso E24 eletrônico]: a experiência do PROEF/UFMG. Belo Horizonte: Incipt, 2023.
Data/Horário: 21/novembro | 18h
• ALMEIDA JUNIOR, Admir S.; GARIGLIO, José Angelo; CORTÊS, Gustavo P. Educação física escolar e formação continuada de professores(as)[recurso E24 eletrônico]: a experiência do PROEF/UFMG. Belo Horizonte: Incipt, 2023.
Quero agradecer, imensamente, a Encontro Educa que me apresentou o PROEF e me deu oportunidade única de estudar as maiores referências da Educação Física brasileira, tendo o contato direto com eles, e conquistar minha vaga.
Foi incrível poder debater as principais obras da Educação Física com seus autores, além das questões.
PÓLO: UNESP / RIO CLARO
Toda gratidão à Encontro Educa pela extrema qualidade do Curso Preparatório para o ProEF!
Aulas ministradas pelos professores elencados no edital, a sequência didática e as aulas ao vivo foram preponderantes para a minha aprovação!
PÓLO: INST. FEDERAL SUL DE MINAS
Gostaria de agradecer a todos da Encontro Educa!
Através das orientações e da equipe altamente presente, consegui obter grandes êxitos na carreira profissional, como a aprovação em um concurso e no Programa de Mestrado Profissional.
O curso foi essencial!
PÓLO: IFCE | INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
Obrigado à Encontro Educa por todo o ensinamento no curso! Valeu cada centavo de investimento e cada segundo de dedicação.
PÓLO: UNESP/RIO CLARO
O curso da Encontro Eventos foi extremamente importante para a minha aprovação, ótima metodologia, materiais de apoio e ter contato com referências da Educação Física foi muito relevante.
O curso de vocês é excelente!
PÓLO: UESB – UN. ESTADUAL DA BAHIA
PÓLO: UFAL – UN. FEDERAL DE ALAGOAS
O curso do Encontro Educa, em preparação ao ProEF, foi importantíssimo pra minha aprovação em 2º na UFAL, haja vista que tinha pouco tempo para estudos;
Me surpreendeu ter reunido grandes professores, referências em nossa área. Muito obrigado! Recomendo o curso!
O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Física, que tem a Universidade Estadual Paulista/Unesp como coordenadora nacional, e 23 Instituições de Ensino Superior associadas, com duração de 24 meses, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.
Este curso visa preparar professoras e professores da rede pública de ensino para participação bem-sucedida no processo seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF).
Neste curso, você terá acesso às 9 aulas gravadas e 9 aulas ao vivo (que ficarão disponíveis para visualização e consulta), diretamente com alguns dos principais autores das obras que costumam estar presentes nos editais do processo seletivo para ingresso no ProEF.
Além da oportunidade de estudar diretamente com os autores das obras solicitadas pelos editais do ProEF, você ainda terá acesso:
1) Síntese e/ou slides das aulas;
2) Resolução comentada de questões das provas anteriores, realizadas pelos professores;
3) Banco de prova de concursos e processos seletivos do ProEF anteriores;
4) Simulado
5) Lista de referência de cada aula
6) Grupo de whatsapp para sanar suas dúvidas
7) Certificado de participação no curso “Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar, de 40 horas.
O curso ficará disponível por 12 meses a partir da data da sua matrícula.
O curso tem valor de R$1050,00, no cartão de crédito, podendo parcelar em até 12x (com juros). A vista no pix temos um desconto especial, entre em contato conosco pelo whatsapp.
Sim! A cada quatro matrículas indicadas por você, você recebe 50% de desconto na matrícula. Ou seja, se indicar 8 pessoas, o seu curso sai totalmente gratuito.
Nos procure em qualquer canal de atendimento da Encontro Educa (email, whatsapp ou instagram). Durante o curso, será aberto um grupo no whatsapp especificamente para sanar suas dúvidas.
Além de estar matriculado no curso, é preciso acessar a plataforma, realizar os módulos de conteúdo e acertar, no mínimo, 70% do simulado. Pode refazer o simulado quantas vezes quiser.
A Encontro Educa é uma empresa que atua, especificamente, no campo da Educação Física e Ciências do Esporte. Oferecemos soluções integradas e experiências inovadoras, convergentes e acolhedoras, gerenciando cursos, projetos e eventos.
Com você, ao ENCONTRO dos seus objetivos! Inscreva-se na nossa newsletter:
Com você, ao ENCONTRO dos seus objetivos! Inscreva-se na nossa newsletter: